Furto de cabos no Ceará cresce mais de 350% entre 2019 e 2021; Fortaleza e Camocim são as mais afetadas

 

De acordo com o balanço de dados fechado pela Enel Distribuição Ceará, a prática de furto de cabos segue crescendo no estado. Por meio do acompanhamento feito nos últimos dois anos, a empresa registrou um crescimento de 355% na quantidade de cabos furtados em todo o Ceará. Entre 2019 e 2021, já foram mais de 549 km de cabos subtraídos da distribuidora, o que é superior à distância entre Fortaleza e Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Segundo o balanço anual de furto de fios, em 2019 foram contabilizados cerca de 67 km, avançando para quase 177 km em 2020. Já no ano passado, o número aumentou para 305 km. A média de crescimento é de 183 km por ano. Fortaleza e Região Metropolitana somam juntas 46% do total contabilizado nos últimos dois anos, somando 258 km de fios furtados. 

Cidades afetadas

Ao longo de 2021, as cidades mais afetadas pelo crime foram Fortaleza (65 km), Camocim (39 km), Trairi (31 km), Icapuí (30 km) e Cascavel (14 km). Na capital, os bairros onde foram registrados os maiores números são Centro, Edson Queiroz, Aldeota, São João do Tauape, Dionísio Torres, Água Fria, Fátima, Papicu, Luciano Cavalcante e Messejana.

Riscos e ações

Para alertar a população sobre o tema e diminuir a quantidade de furtos na rede, a Enel Distribuição Ceará tem trabalhado em diversas ações em campo, fazendo monitoramento, visitas a sucatas em todo o estado e operações em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e do Desenvolvimento Social e com o apoio das polícias Civil e Militar. Em 2021, foram realizadas prisões de 8 pessoas. Já em janeiro de 2022, a partir dessas operações em conjunto, foram presas 9 pessoas envolvidas na receptação de cabos furtados.

O papel da população no fortalecimento desse combate também é importante, uma vez que qualquer cliente pode fazer denúncias sobre furtos, ocorrências na rede ou sucatas suspeitas por meio da Central de Atendimento, no telefone 0800.285.0196 ou até pelas redes sociais – Facebook (https://www.facebook.com/EnelClientesBR/) e Twitter (@enelclientesbr).

Além de afetar diretamente a qualidade do fornecimento de energia, o furto de cabos representa um risco para a população de modo geral, mas principalmente para aqueles que manipulam a rede. Ao se aproximar dos cabos, a pessoa pode gerar ocorrências na rede elétrica, causando prejuízos a inúmeros clientes, mas, sobretudo, representa um risco de descarga elétrica, que pode ser fatal.

Os danos causados pelo furto de estruturas da rede elétrica também atingem o meio ambiente. Isso porque também são roubados transformadores. Como esses equipamentos são retirados sem os devidos cuidados técnicos, a ação provoca derramamento de óleo mineral, com a possibilidade de contaminação do solo, da vegetação e do lençol freático.

Fonte: Sobral Online 

Comentários